FAQ Atualização OTA

 

 

 

1)  O que é a atualização via OTA (Over the Air)?  

Atualização OTA, significa “over the air” e quer dizer atualização de software dos sistemas do veículo através da internet e por isso poderá ser realizada pelo próprio usuário, sem a necessidade de ir até uma concessionária. 

A atualização pode ser feita tanto via conexão Wi-Fi, quanto via conexão 4G embarcada no veículo. A atualização se dá em duas etapas separadas: etapa de download do pacote de software diretamente no veículo e etapa de instalação do pacote. 

 

2)  Há algum custo para eu realizar a atualização via OTA (Over the Air) do meu veículo? 

Para essa primeira campanha não haverá custo e não há a necessidade de contratar nenhum serviço adicional. Caso a atualização ocorra por meio da conexão 4G embarcada no seu veículo, a GWM não cobrará o consumo de dados dos usuários. 

 

3)  Se eu fizer o download via conexão 4G embarcada do veículo, o consumo de dados será contabilizado no meu pacote de dados?  

Não, caso a atualização ocorra por meio da conexão 4G embarcada no seu veículo, a GWM não cobrará o consumo de dados dos usuários. 

 

4)  Se eu fizer o download via conexão Wi-Fi do meu telefone celular, o consumo de dados será contabilizado no pacote de dados do meu celular?  

Sim, o consumo de dados será contabilizado no pacote de dados do seu celular e a GWM não ressarcirá esse custo aos usuários. 

 

5)  Quais são os modelos de veículos envolvidos nessa campanha de atualização?

Todos os modelos de Haval H6 ano-modelo 2023/2024, 2024/2024 e 2024/2025 (somente veículos produzidos até agosto de 2024).

 

6)  Quando a Campanha (ou o pacote de atualização) estará disponível para o meu veículo?  

A partir de agora a atualização vai começar a ser liberada, em ondas, pela ordem de compra do carro.  Assim que a atualização estiver disponível para você, será enviada uma notificação via app, que também pode ser consultada no nosso site (https://www.gwmmotors.com.br/empresa/atualizacaoota) e na Multimídia do seu veículo em Menu de Apps >> Configurações >> Sistema >> Verificação de atualização WIFI/4G >> Buscar Atualizações. 

 

7)  Quais são as novas funções e melhorias envolvidas nessa campanha de atualização?  

A depender do ano-modelo do seu veículo, um ou dois pacotes de atualização poderão ser disponibilizados, conforme abaixo: 

 

Veja o que será atualizado no pacote 1: 

♻️ Novos modos de gerenciamento de energia (somente PHEV). 

🛞 Nova configuração da função reserva de energia (somente para PHEV). 

🗺️ Instruções de navegação no painel de instrumentos com Android Auto. 

📢 Nível de volume dos alertas sonoros aprimorados, inclusive das setas de direção. 

🤳 Aprimorado o retorno à tela do A.Auto/C.Play, após um movimento de pinça e comandos na tela do ar-condicionado. 

👉 Possibilidade de escolher entre 3 modos de condução para os botões customizáveis do volante 

📻 Nova interface visual de mídia AM/FM e Bluetooth. 

📞 Nova mensagem no painel de instrumentos para ligações recebidas. 

🔋 Novos ícones indicativos do carregador sem fio. 

🎨 Otimização das cores azul e cinza que indicam conexão, desconexão ou indisponibilidade do Bluetooth. 

🔌 Menu de configuração função V2L (função a ser desbloqueada na concessionária). 

✍️ Melhorias de textos da multimídia e do painel de instrumentos. 

🎵 Desbloqueado login no App Deezer. 

💬 Memorização da configuração do assistente de emergência de permanencia em faixa. 

 

Melhorias do pacote 2 

🛑 Frenagem regenerativa com ACC ativado. 

 Aprimoramento carregamento DC (somente PHEV).

 

8) Quanto tempo demora para eu realizar a atualização do meu veículo? 

Etapa de download:  

Pacote 1: entre 15 e 40 min, a depender do ano-modelo do seu veículo e considerando um sinal estável de internet disponível durante essa etapa. 

Pacote 2: entre 1 e 3 min, a depender do ano-modelo do seu veículo e considerando um sinal estável de internet disponível durante essa etapa. 

Etapa de instalação: 

Pacote 1: entre 20 e 40 min, a depender do ano-modelo do seu veículo. 

Pacote 2: entre 1 e 3 min, a depender do ano-modelo do seu veículo. 

 

9)  Posso usar o veículo normalmente durante as etapas de download e instalação? 

Para uma melhor eficiência e agilidade, sugerimos que embora o veículo possa ser utilizado normalmente durante a etapa de download, ela seja realizada com o veículo estacionado em local seguro e com um sinal estável de internet. 

Durante a etapa de instalação, o veículo não poderá ser ligado e a maior parte das funções ficam indisponíveis, portanto, o veículo deve permanecer estacionado em um local seguro, com o freio de estacionamento acionado, marcha em P e fora do modo "Ready" (ou alta tensão) durante todo o processo de instalação. 

 

10)  O que eu devo fazer se tiver alguma dúvida durante todo o processo de atualização?  

Entre em contato com o nosso time de atendimento em um dos canais abaixo: 

SAC Tel: 0800 838 8000 Whatsapp: (47) 3802-2727 

Email: atendimento@gwmmotors.com.br 

Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h às 20h. Sábado das 8h às 14h.

 

11) É possível abrir as portas e janelas do veículo durante todo o processo de atualização?  

Sim, é possível abrir as portas e janelas do veículo durante todo o processo de atualização, tanto na etapa de download, quanto na etapa de instalação. 

 

12) Até quando essa campanha de atualização via OTA estará disponível?  

A campanha de atualização permanecerá disponível por 6 meses a partir da disponibilização da atualização para 100% dos veículos envolvidos ou até que 100% dos veículos envolvidos estejam atualizados, o que acontecer primeiro. Caso você não realize a sua atualização dentro desse prazo, a atualização não poderá mais ser feita via OTA (Over the air). 

 

13) Após o fim da campanha, é possível realizar a atualização do meu veículo via OTA?  

Não. Nesse caso entre contato com os nossos canais de atendimento para orientação. 

 

14) É possível realizar a atualização via OTA fora do território brasileiro?  

Sim, é possível desde que todo o processo seja feito através de uma conexão Wi-Fi. 

 

15) E possível escolher somente algumas das novas funções ou melhorias a serem instaladas em meu veículo?  

Não, não é possível. Ao realizar o processo de atualização do seu veículo, todas as novas funções e melhorias que compõe o pacote de atualização dessa campanha, serão instaladas em seu veículo. 

 

16) Uma vez iniciada, é possível pausar ou cancelar a etapa de download?  

Não, não é possível pausar ou cancelar a etapa de download. Se o download for interrompido por falta de conexão com a internet, o processo poderá ser retomado de onde parou, assim que a conexão com a internet retornar. 

 

17) Uma vez iniciada, é possível pausar ou cancelar a etapa de instalação?  

Não, não é possível. Uma vez iniciada a etapa de instalação, prossiga até a finalização dela. Por segurança, não tente pausar ou cancelar a instalação do pacote de atualização. 

 

18) Uma vez concluída a etapa de instalação do software, é possível regredir o sistema para o estado anterior?  

Não, não é possível regredir o sistema. 

 

19) É preciso permanecer dentro do veículo durante toda a etapa de download?

Não, mas por segurança é recomendado que se permaneça dentro ou próximo ao veículo, uma vez que o veículo deve permanecer ligado (não necessariamente em modo Ready, também chamado de alta tensão) durante toda a etapa. 

 

20) É preciso permanecer dentro do veículo durante toda a etapa de instalação?

Não, mas por segurança é recomendado que se permaneça dentro ou próximo ao veículo, uma vez que o veículo deve permanecer ligado (fora do modo Ready, também chamado de alta tensão) durante toda a etapa. 

Atenção: ao final da instalação, o veículo permanecerá ligado fora do estado Ready (alta tensão) consumindo a bateria, portanto, após a conclusão da instalação, não deixe o carro ligado fora do estado Ready (alta tensão) por muito tempo.  

 

21) É permitido desligar o carro durante a etapa de download?  

Sim, mas o download será pausado enquanto o carro estiver desligado e será retomado quando o carro for religado. 

 

21) É permitido desligar o carro durante a etapa de instalação?  

Não, não se deve alterar o estado do veículo durante a instalação. Para que a instalação não seja interrompida, o veículo deve permanecer parado, com freio de estacionamento acionado, marcha em P e ligado fora do modo Ready (também chamado de alta tensão). 

 

23) É possível realizar a atualização via OTA sem fazer o login na Central de usuários da Multimídia?  

Não, para realizar a atualização via OTA é necessário fazer o login na Central de usuários da Multimídia. 

 

24) Após a atualização, há a possibilidade de perder ou reiniciar alguns dados salvos na minha Multimídia ou no Painel de instrumentos como estações de rádio favoritas, configurações do veículo, emparelhamento de telefones, autonomia etc.? 

Sim, há essa possibilidade a depender das funções que serão atualizadas conforme ano-modelo do seu veículo. 

 

25) Por que no comando "Verificação de atualização" da minha Multimidia aparece a informação "Inicialização do sistema"?  

É normal que essa mensagem permaneça na tela por até 5 minutos após o veículo ser ligado, independentemente de qualquer atualização pendente ou recém realizada, depois de um longo período desligado. A mesma mensagem também poderá aparecer na tela após a finalização da instalação do pacote de atualização. Basta aguardar o tempo de inicialização e poderá usar a função novamente. 

 

26) Há uma revisão do manual do usuário disponível?  

Sim, o manual do usuário do ano-modelo 2025 disponível no site da GWM e no App My GWM passa a valer também para os veículos do ano-modelo 2024 após a atualização. 

 

27) Fiz a atualização das campanhas OTA conforme indicado, porém não consigo utilizar a função V2L (Vehicle to load). O que devo fazer?  

Após a atualização do sistema do seu veículo via OTA, será possível visualizar a interface de configuração da função V2L (Vehicle to load) no menu Assistente de consumo de energia. Porém, para habilitar a função V2L (Vehicle to load) em seu veículo, entre em contato com um concessionário e solicite o agendamento para fazer o desbloqueio da função, somente após completar as atualizações via OTA.